terça-feira, 11 de outubro de 2011

"Quem dorme com canalha..."

A minha mãe, que é uma perita em sabedoria popular, conhecimento que herdou da sua mãe, usa com frequência  o famoso provérbio "Quem te avisa, teu amigo é", para alertar os incautos relativamente aos perigos da vida. E a  mim, hoje, seguindo a tradição familiar, apeteceu-me usá-lo também. Não que tu não sejas suficientemente grande para te defenderes sozinho. Não que tu acredites na minha capacidade de avaliação dos sinais e sintomas. Não que eu não saiba que os avisos valem o que valem.. Mas apesar de saber tudo isto, ainda assim apetece-me dizer-te que considero que te estás a meter num labirinto sem teres o mapa e nem sequer consegues dar conta disso, ou então, se dás, estás demasiado eufórico para perceber que te vais perder pelo caminho. E por isso peço-te. Antes de avançares, senta-te sozinho, silencia as emoções e escuta o que te diz a maturidade e a razão e por uma vez age em conformidade com elas. E se amanhã ou depois, concluirmos que eu não tenho razão nenhuma, acredita que, por uma vez na vida, ficarei feliz por me saber equivocada.