quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

O primeiro beijo

Ontem, encolhida no sofá, enrolada numa manta quentinha, a ouvir a chuva a cair lá fora, decidi rever o filme da minha vida. E chorar baba e ranho, como acontece cada vez que estas imagens começam a desfiar no écran. Esses momentos que passo em frente à televisão, atenta a cada gesto, a cada palavra proferidas, são para mim, uma espécie de terapia de reconstrução, de renovação da esperança.
É um filme simples, sem grandes adereços. É feito da paisagem, dos dois protagonistas e de um turbilhão de sentimentos. É feito de uma história de amor, vivida em quatro dias. É feito de esperança e desânimo. É feito de escolhas e de dilemas. É feito de eternidade.
Hoje, dei por mim a pensar numa das cenas do filme. Provavelmente não será a mais emblemática, mas é sem dúvida uma das que me faz sonhar.
É a cena do primeiro beijo. Um beijo dado numa cozinha, no meio de uma dança.
Os olhos dela cruzam-se com os dele e cerram-se, com receio do que está iminente. O coração dela bate a mil à hora. O dele está prestes a rebentar. Ela encosta a face ao seu ombro, num movimento de protecção. Encosta o seu rosto ao dele, num movimento de provocação. Aos poucos, ele consegue afasta-la de si, apenas o espaço necessário para lhe voltar a olhar os olhos. Diz-lhe uma pequena frase, que não é mais que o riscar do fósforo:
- If you want me to stop, tell me now. - (dito num tom de voz de cowboy cansado).
E as defesas dela caem por terra. E o desejo que a consumia, que consumia ambos vence. Desajeitadamente, cheia de medo de não estar à altura, a sentir-se como uma adolescente sem experiência, move a cabeça à procura dos lábios dele. Toca-os ao de leve com os seus. Afasta-se milímetros e responde-lhe:
- No one is asking you to stop. - (com um sotaque italiano e ar desafiador).
E finalmente beijam-se, devagar, sem pressas. Olham-se nos olhos. Sorriem-se. Voltam a beijar-se. E esquecem-se do mundo à volta.
Ontem não foi bem ontem. Hoje não é bem hoje. Ontem já foi há uns dias. Hoje é todos os dias.
E a memória dos primeiros beijos é eterna.

O som que acompanha a imagem

1 comentário:

  1. Maria, liga a grafonola. Agora pega na ponta do vestido e...
    http://www.youtube.com/watch?v=2ZSADBhXBm4

    ResponderEliminar