quinta-feira, 16 de setembro de 2010

À procura do sorriso.



Há alguns anos, o Pedro Paixão, num laivo de grande genialidade, intitulou um dos seus livros da seguinte forma: "Viver todos os dias cansa". O livro não despertou grande entusiasmo em mim, mas o título ficou-me na cabeça até hoje.
Efectivamente, viver todos os dias é extremamente cansativo, principalmente quando a vida nos coloca um desafio atrás do outro, a ritmos alucinantes.
No meio desses desafios, confrontamo-nos por vezes com a necessidade de escolher entre o egoísmo exultante, ou o altruísmo incapacitante. E nem sempre somos capazes de fazer a escolha necessária. Até porque compreendemos que o altruísmo não aparece sem uma dose de egoísmo e vice-versa. E então não escolhemos e esperamos que a resposta nos seja dada por uma fonte externa, por um acto aleatório, ou até por um sinal de uma qualquer divindade. E quando isso não acontece, adiamos e adiamos a decisão até à inevitabilidade.
Mas há um dia em que é necessário agir. E então, enchemo-nos de toda a coragem do Mundo e lá damos o passo que era necessário. E esse passo, que muitas vezes julgávamos inofensivo, torna-se em mais um desafio para nós e para quem nos rodeia, e transforma todo o Mundo em que vivíamos. E às vezes, o desafio é demasiado grande e não conseguimos ultrapassá-lo e temos de novo que tomar decisões. E a vida continua nesta espiral, a ser vivida todos os dias e a ser muito cansativa.
Quando o cansaço dá lugar à exaustão, chega o momento de parar, mandar os desafios às urtigas e começar do início. E às vezes, para recomeçar é necessário hibernar, desfazer os nós, cortar com as cordas e começar a tricotar a nova realidade. E muitas vezes recomeçar significa desaparecer temporariamente, para que possamos voltar em todo o esplendor preparados de novo para viver.

E porque estamos a falar da nossa vida, eu e o blog estaremos hibernados, até ao dia em que o esplendor consiga voltar a entrar em nós, até ao dia em que consigamos sorrir da mesma forma.


4 comentários:

  1. mas posso comentar os últimos 3 post, ainda? Agora não tenho tempo, mas durante a semana farei isso ok?
    A hibernação como mecanismo de sobrevivência é usual, e acaba por nos poupar energias. Não as desperdiçar é condição obrigatória.
    :)

    ResponderEliminar
  2. Mas os blogs também são uma boa forma de registar períodos de hibernação. Espero que hibernes por pouco tempo e acordes cheia de energia.

    ResponderEliminar
  3. A verdade é que passar aqui e ver isto "hibernado" dá saudades.
    :)

    ResponderEliminar