sábado, 22 de dezembro de 2012

"A todos um Bom Nataaaaal, a todos um Bom Nataaaal..."

Nos últimos dois meses trabalhei em média dez horas por dia, algumas das quais em casa, o que implicou transportar entre casa e o trabalho resmas de papel. Andei carregada de um lado para o outro e do outro para um, como o "burro do moleiro". A expressão popular apanhei-a à minha mãe, que conhece tudo o que é proverbio e afim deste país. Em dias de sorte, o "meu" segurança ia ter comigo ao carro para me ajudar a carregar as tralhas  Meu é como quem diz, porque ao que parece, já tem dona e a moça agarra-se a ele com unhas e dentes. Em paralelo, e graças ao James Bond, desenvolvi um interesse perigoso por Gin puro. Vale-me a capacidade que tenho para enjoar sabores e daqui a uns dias passa-me e deixo sequer de conseguir sequer cheirá-lo. Nos últimos meses andei a ler os Irmãos Karamazov acompanhada. Depois de os acabar, já comecei uma série de livros, mas não consigo acabar nenhum. Mesmo o da Teolinda, que apesar de estar a andar, ainda não me convenceu. Hoje tentei persuadir um tipo, com estratégias de psicologia infantil invertida, a emprestar-me um livro que me recomendou e que está esgotado em todo o lado. Mas ao que parece, o livro está em parte incerta e nem a promessa da minha generosidade o impeliu a procurá-lo, e portanto preferiu ir comer percebas. Sim, que aqui no norte não há percebes, há percebas, e também não há merendas, há lanches e acabou a conversa. Portanto, se quiserem comer por cá aprendam a falar a nossa língua ou então sujeitem-se a apontar para as coisas. Hoje foi o primeiro dia em muitos, em que realmente parei. As tarefas urgentes que me atribuíram ficaram cumpridas ontem e por isso decidi meter um dia de férias. Sem a ansiedade dos segundos contados, andei a arrastar-me pela casa, numa espécie de gincana em que ganhava pontos a desviar-me das tarefas domésticas que saltavam para a minha frente. Tornei o meu dia no mais inútil possível. De manhã  dediquei-me à reprodução das músicas dos Xutos que fazem parte da playlist do youtube, "De Bragança a Lisboa...lá, lá lá", de tarde contabilizei as gotas de chuva que escorreram pelo vidro da janela do quarto e quando anoiteceu, liguei as luzes da árvore de Natal e sequenciei as intermitências que cada uma das séries foi produzindo. Até ao dia 26 vai ser assim, como que em modo poupança de energia, para aguentar a bebedeira de vinho do Porto caseiro que me espera na véspera de Natal. Por isso e sem mais delongas, aqui fica o que realmente interessa, o desejo de um Natal feliz para todos os que ainda perdem algum do seu tempo a ler as coisas que eu escrevo.

1 comentário:

  1. nunca dou o meu tempo por perdido quando a venho ler aqui.

    um bom natal para si :)

    ResponderEliminar