quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Reunião de trabalho

Deixaram-na mais de meia hora à espera, pois foram almoçar não sei onde, local onde se comia muito bem. Ela já estava "a ferver" quanto baste, só por ter que estar presente, mas o atraso deixou-a furiosa. Entraram todos, com um ar algo comprometido. O mais próximo piscou-lhe o olho em sinal de cumplicidade. Ela atirou-lhe um sorriso entre o gélido e o "estás quase perdoado", mas manteve o semblante carregado. Sentaram-se frente-a-frente. O mais distante iniciou o seu discurso de pessoa que se julga sábia, mas cuja conversa é sempre a mesma. O mais próximo provocou-o com uma verdade inabalável que ele não refutou. Foram questionando os presentes e obtendo as respostas que pretendiam.
Por fim, o mais distante perguntou-lhe a opinião. Ela respondeu com segurança e exactidão, revelando elevado conhecimento e competência acima da média. Destacou-se dos outros. Brilhou.
O mais próximo sorriu embevecido.  O mais distante estacou entre a admiração e a incredulidade. Não estava à espera de tanto. As mulheres que os acompanhavam não abriram a boca. Depois de concluída a sua intervenção, foi feita a síntese e foram todos dispensados.
Ela saiu de cabeça erguida e com o mesmo ar zangado com que entrou.
Gostou da sua prestação, mas sabe que o brilho que emitiu lhe vai sair caro. É a deixa para que a sua vontade não seja satisfeita, a razão por que ele lhe vai dizer “nem penses mais nisso”. E ela vai ficar exactamente onde está, e vai continuar a perder a graça, em cada ser humano que por ela passa.

2 comentários:

  1. Olá.
    Pelos vistos optamos ambos pelo mesmo estilo, que é estar incógnito.
    Gostei deste texto e como sei o quanto é bom receber comentários, aqui fica o meu.
    Continua a escrever.
    A foto do blog é familiar, Matosinhos, certo?

    Já agora estou em:
    http://cronicadointerior.blogspot.com/
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. A foto do blog é Matosinhos. Tirada ao pé do Lais de Guia.
    Obrigada pelo elogio. Vou estar atenta ao teu blog.
    E sim, incógnita para poder dizer todas as parvoices que me apetece.

    ResponderEliminar