domingo, 17 de junho de 2012

Delay

Conforme defini, enclausuro-me em casa para uma noite de sofá e filmes. Páro o relógio e defino que o tempo será inteiramente meu, sem interrupções de terceiros. Resolvo finalmente tirar do armário um dos copos em forma de cone invertido e o shaker que me ofereceram no aniversário. Já imaginava que estes apetrechos iriam ter pouco uso, porque o meu gosto por bebidas combinadas é mínimo. Whisky e vodka lisos e um copo de Porto ocasional compõem a rol de bebidas espirituosas que concedo em beber. Mas ainda assim, resolvi arriscar pedi-los de presente, porque o universo James Bond sempre  me fascinou e não consigo conceber bebida com mais glamour que o famoso Martini Dry. Decido pôr em andamento a minha veia de barmaid doméstica e pesquiso na internet duas ou três receitas originais da famosa bebida. Ignoro as indicações que me são dadas e, como em qualquer outra experiência culinária, adapto as proporções de Gin e Vermute, ao meu paladar. Misturo com delicadeza enérgica os ingredientes com o gelo e verto-os para o copo. Adiciono a obrigatória azeitona e aspiro-lhe o aroma sem me atrever a provar antes de me sentar refastelada. Coloco o copo no chão, da sala, ao lado do puff onde pretendo deitar-me. Antes de me encostar percebo que me esqueci de desligar a luz da cozinha. Demoro dez segundo. Quando chego, vejo o gato, que me fazia companhia estirado nas costas do sofá, a esquecer-se que apenas bebe água corrente, e a enfiar o nariz no copo preparando a língua para sorver o liquido. Tento enxotá-lo, mas ele não pretende afastar-se e, quando o faz, deixa um rasto de pêlo colado na orla do copo. Vêm-me então à cabeça as dúvidas que me assolaram quando alguém decidiu que ele teria nome de herói do grande ecrã. Não é que o danado do animal decidiu, depois de velho, armar-se em estrela de cinema. E não está com meias medidas, pois atreve-se logo à primeira a encarnar o papel de 007. Volto à cozinha para preparar nova bebida. Provo e compreendo a atenção que o gato deu ao líquido. Fico apenas com uma dúvida. Conseguiria tal poção conquistar o agente secreto mais famoso do mundo?

2 comentários:

  1. 007 ? Ouvi dizer que a receita é quase a mesma do tal Martini Dry que fizeste : ler/ouvir o que os outros dizem, ignorar e colocar o que queremos conforme o nosso gosto. Não estou a falar de bebidas.

    ResponderEliminar