domingo, 29 de abril de 2012

Fim de semana grande

Os primeiros planos tinham Barcelona como pano de fundo. Quatro dias e três noites de Gaudi e Ramblas e Montjuic e Mirós e Picassos. Seria um duplo baptismo, nos voos dentro das carreiras aéreos e no companheiro de viagem. Mas um pedido irrecusável, que introduziu um dia de trabalho entre os dois domingos, frustrou os intentos e obrigou a que fosse delineada uma alternativa que coubessse em duas noites. O melhor que me conseguiram vender foi um programa de Spa, com a montanha como cenário. A minha primeira reacção foi de rejeição. Lá tenho paciência para essas coisas de andar de roupão a passear-me entre duches e cubas e massagens e piscinas dinâmicas e saunas e turcos e lálálá. Mas depois, num golpe baixo, aliciaram-me com a perspectiva da montanha e do silêncio e do tempo para ler sem pressas e da beleza que pede para ser fotografada. Acedi, e como recompensa tive direito a tudo o que me prometeram. Percorri a montanha e escutei o silêncio que nela se encerra, li tudo o que levei comigo e dois extras que surgiram de surpresa, fotografei toda a harmonia que me rodeava uma e outra e outra vez, e recordei que em tempos, naquela mesma montanha os flocos de neve que rodopiavam enquanto caiam do céu, gravaram-me na pele a certeza de que a cumplicidade de se partilhar algo que cresce dentro de nós, jamais permitirá que a vida seja vivida de forma igual.

(Mantenho a minha posição no que se refere aos spa's. Salvaguardo no entanto a Céu, que me convenceu que não há nada melhor no mundo que as suas mãos. Mas isso será tema para outro post.)

2 comentários:

  1. Tem de experimentar isto:

    http://praca.porto24.pt/2011/02/25/a-melhor-massagem-que-ja-recebemos-na-vida/

    Fantástico.

    Maria Helena

    ResponderEliminar
  2. Não sei se a minha compleição física aguenta, mas estou tentada a experimentar.
    (É um gosto vê-la por aqui.)

    ResponderEliminar