sexta-feira, 20 de julho de 2012

Voltei a gostar de jantar fora no Condado Portucalense

Já me tinham avisado, mas eu não acreditei. Até porque o relato foi feito por um sujeito dado à hipérbole e eu, rapariga avisada, atribui logo cinquenta por cento daquilo ao exagero habitual. Ainda assim, a narrativa encheu-me de curiosidade e munida de companhia à altura, lá parti rumo à aventura.
Quando após algumas voltas à procura em vão, o tipo que me acompanhava se resolveu a ligar o GPS, verificamos que a localização era por demais conhecida, pois o nosso destino ficava lado a lado com uma taberna onde chegamos a morar quando éramos mais jovens. "Afinal era tão fácil. Maldita mania de nunca olhar para o nome das ruas." Pensamos em conjunto, quero acreditar. Entramos e logo demos de caras com o dono do espaço, garfo numa mão, pincel na outra, sorriso espraiado, faces rosadas pelo fogo do fogareiro. Pergunta-nos se telefonamos. A medo respondo-lhe que não e ainda mais a medo pergunto se está complicado. Imediatamente aparece um jovem que informa que não está nada complicado e que nos podemos sentar na mesa que nos indica e que, a meu ver, é a melhor da casa. O mesmo jovem que nos sentou, pergunta-nos o que queremos beber. Acordamos que bebemos vinho branco e maduro, porque o verde não é tolerado pelo meu estômago sensível. Sem sequer vermos a carta dos vinhos, aparece-nos na mesa uma garrafa de um Douro, moderadamente refrescada que, não sendo o melhor vinho que já bebi, acabou por regar muito bem a refeição. Junto com o vinho vem a informação de que o "paizinho já os aconselha quanto à comida". Ainda estávamos à espera do prometido aconselhamento e já o "paizinho" nos tinha colocado uma travessa com cerca de 10 sardinhas em cima da mesa, seguida por uma outra, desta feita trazida pelo filho, a abarrotar de tomate, cebola e pimento assado. Eu, que não era particularmente amante de sardinhas assadas, lá me atrevi a provar. Não era, mas entretanto passei a ser, porque tratei de deglutir metade da travessa sem sequer parar para dar conversa ao tipo que me acompanhava e que se foi entretendo com o jogo do Sporting. A meio de uma mastigadela, ouvi o dono do grelhador murmurar, enquanto passeava entre as mesas e olhando para nós "Ora, peixinho para dois...". Compreendi então que as sardinhas eram apenas a entrada e que ainda me esperavam mais novidades. E não tardaram. Acabadas as sardinhas, e apenas com alguns minutos para nos recompormos, aparece-nos na mesa uma travessa composta por duas batatas cozidas com casca, partidas a meio e uma quantidade de peixes e moluscos grelhados, que seria mais que suficiente para quatro, tudo acamando sobre um molho de azeite. Confesso que pensei que o senhor já estava com os copos e nos viu a dobrar mas, ainda assim, não me fiz rogada e espalhei pelo prato duas metades de lula e um pedaço enorme de raia. Mais uma vez confesso que são duas espécies que me inspiravam o mesmo tipo de sentimentos que a sardinha. E repito inspiravam, porque mais uma vez me deliciei com ambas e repeti até sentir que não conseguia que coubesse sequer mais um alfinete dentro do meu aparelho digestivo. Não cabia, pensava eu, porque após algum descanso, o jovem colocou-nos em cima da mesa um prato com dois garfos e algumas fatias de tarde de leite creme, para as quais eu lá consegui encontrar um espacinho, não me tendo arrependido de tal, porque também a sobremesa era uma delícia.
Já me tinham avisado que seria assim, que era o Espanhol que determinava o que se comia, mas eu achei que era exagero. Já me tinham dito que ali havia um dos melhores, senão o melhor peixe grelhado de Matosinhos, mas eu duvidei. Agora acredito. Apenas não compreendo o porquê de viver na cidade vizinha há 38 anos e nunca ter sido informada da existência do "Cantinho do Espanhol". Ups! Às tantas o segredo é tão bem guardado por quem conhece para que, tal como eu, também esses possam aparecer sem avisar e ainda assim ficar instalados na melhor mesa que a casa tem.

4 comentários:

  1. Fogo, depois duma refeição assim, que nos põe de bem com a vida, quando nos levantamos da mesa quase que apetece cantarolar.

    Beijo :)

    ResponderEliminar
  2. Ora ai está um bom local para ir experimentar estas férias. Em Agosto vou lá! Boa dica:)

    ResponderEliminar
  3. Esta história está tão bem escrita que agora eu tenho vontade de voar para o Espanhol. E adoro a ideia de ser ele a deliberar quanto à escolha da comida :)

    ResponderEliminar
  4. AC. Sem dúvida que apetece. Mas tendo eu conhecimento dos meus dotes vocais, optei por não massacrar os ouvidos aos outros clientes.
    cs. Desta vez não lhe perdoo se não me avisar.
    AnaLu. Voe. Não se arrependerá.

    ResponderEliminar