domingo, 14 de novembro de 2010

Mais um segredo que se revela

Numa atitude à Pipoco mais salgado, resolvi hoje educar o povo. Não que eu considere que as 7 pessoas que me lêem necessitem dos ensinamentos que irei de seguida debitar, mas pode sempre dar-se o caso de aparecer por cá alguém por engano, a quem estas palavras possam servir de guia.


Quem lê o Principezinho do Antoine de Saint Exupery prende-se, na maioria dos casos, com a passagem em que se diz que "só se vê bem com o coração" e réu béu béu pardais ao ninho. Não deixa de ser uma citação interessante, mas que se encontra reproduzida por milhares de outros escritos de cariz metafísico ou místico, quer posteriores a esta obra, quer mesmo anteriores, que não acrescenta muito àquilo que já se sabe e que, apesar de ser uma frase bonita, não serve de grande coisa na prática.
No entanto, nesta obra, há uma passagem que poderá ser uma metáfora às relações romantico-amorosas, e que usada com discernimento pode facilitar todo o processo de enamoramento. A dada altura da narrativa, uma raposa diz ao príncipe que para se cativar alguém é necessária paciência, e que este processo demora algum tempo.
Transpondo a questão para os relacionamentos amorosos, pode-se dizer que para conquistar alguém, para que esse indivíduo se deixe conhecer e eventualmente partilhe connosco toda uma existência, é necessário que se gaste tempo e paciência, e que se esteja disposto a avançar e recuar na conquista, sem pressas nem pressões. Esse é mais um dos ingrediente teórico que lhes garantirá o sucesso. O difícil é conseguir pô-lo em prática.

2 comentários:

  1. Ou isso ou o Kafka...andamos a postar em contra-ciclo.

    ResponderEliminar
  2. Há que ir devagar mas conquistando terreno. Caso contrário, o melhor é bater noutra porta.

    ResponderEliminar