sexta-feira, 31 de outubro de 2025
Transladações - 17-01-2025
Transladações -15-01-2025
Comprei o Orbital da Samantha Harvey em e-book, versão original, por engano. Achava que estava a comprar o Assombro do Richard Powers, em português. Já não tinha um engano tão acertado há muito tempo. A falta de óculos foi compensada pelo excesso de poesia. Tão maravilhoso.
Transladações - 06-01-2025
Menos um cuja ausência será sentida intensamente. (acho que vou ter de organizar isto para os juntar todos).
Transladações - 31-12-2024
Nas noites de insónia vagueio, a pairar, pelas memórias. Quando já estou demasiado estafada, aninho-me na cadeira longa e pergunto: -Ainda sentes a minha pele a queimar a ponta a dos teus dedos.
Transladações -27-12-2024
Quando eu era miúda, um dos putos malucos que viviam na minha rua, um dia, lembrou-se de começar a gritar "Viva os lixeiros", quando passou o camião do lixo. A partir daí e durante vários meses vinha a canalhada toda para a rua ao fim da tarde gritar em uníssono. Acho que o camião começou a passar mais devagar e que os senhores já vinham a sorrir quando entravam na rua. Havia ali um monte de miúdos que, por alguma razão, os valorizava. E isso, parecia fazer toda a diferença. O trabalho de recolha de lixo é sujo, desvalorizado, e mal pago. E as pessoas que o fazem, se tiverem opções, de certeza que não hesitam. Resolvam o problema valorizando o trabalho, se necessário for, com remunerações dignas do esforço implicado na tarefa. Ou então habituem-se.
Transladações - 23-12-2024
Emocionei-me ontem ao ouvir Rodrigo Leão a tocar com um bando de jovens músicos na minha cidade. Foi um momento de felicidade e de paz. Haverá músico mais perfeito em Portugal?
Transladações -22-122024
Cheguei ao topo da escada e não tenho mais para onde ir. É altura de começar a procurar uma ilha, para viver uma vida simples de sol e sal.
Transladações - 09-12-2024
Beringela é a melhor coisa do mundo. A maldita gripe tirou-me o apetite, mas sem dar conta dei cabo de meia beringela recheada. As cápsulas de paracetamol são a segunda melhor coisa do mundo. Deslizam que é uma maravilha pelo gargomilo. Até com gripe, a minha vida é perfeita.
quarta-feira, 29 de outubro de 2025
Transladações - 04-11-2024
Diz o Spotify que está foi a música que mais ouvi em 2024. Digo eu que a minha vida é uma comédia, e que sou eu o personagem tonto com quem toda a gente goza, até o rádio
Transladações - 23-11-2024
Tristemente, a beleza só vinga como troféu. Interessa muito mostrar e muito pouco contemplar ou aprender.
Transladações - 21-11-2024
É esquecer o PA e viajar nisto que é o mais lindo que se fez em Portugal.É esquecer o PA e viajar nisto que é o mais lindo que se fez em Portugal.
https://music.youtube.com/watch?v=9xEpZZWSRtQ&si=D0MKMEufhnVHNa2W
Transladações - 20-11-2024
Sou atraída pela cor como as borboletas pela luz, mas encontro também beleza nos cambiantes de cinzento. E nos lugares menos prováveis.
Transladações -18-11-2024
Hoje de manhã, a caminho do trabalho, parei no semáforo do costume. Olhei em frente e vi o arco-íris. Um pote de ouro logo pela manhã é prenuncio de riqueza para o dia todo
Transladações - 17-11-2024
I A casa de José Saramago em Lanzarote é uma casa simples, cuja riqueza reside nos livros, nas fotografias e nas obras de arte, (grande parte oferecida pelos amigos). Saltam à vista apenas dois luxos, o jardim e a piscina coberta onde nadava com frequência. do, quase sozinha. Anoitecia e as folhas das árvores mudavam de cor, de um vermelho fogo para o negro das sombras. Não encontro melhores momentos para estar comigo. A luz de um final da tarde no outono, os cambiantes de cor que a natureza introduz pelos janelões, o ruído silencioso que só se consegue quando estamos imersos em água. O eu pleno. Haverá luxo maior?
II Aprende a desejar com poesia. Estuda o Petrarca ou o Stuart Staples ou o Clint Eastwood. A poesia é a única arma capaz de me dobrar até quebrar, é a única frivolidade que me faz perdurar.
Transladações - 16-11-2024
Tenho cada vez menos para dizer. E o que digo significa tão pouco. Sinto-me uma ingrata por desperdiçar as palavras bonitas que a minha língua me deu.
Transladações -13-11-2024
O único que compreende a minha necessidade de viver numa casa com um pátio interior espaçoso é o arquiteto. Suspeito que compreenderia outras bizarrias também. Mas tenho dois motivos muito válidos que não me apetece que sejam vistos pelos vizinhos.
Transladações - 12-11-2024
E o prazer de arrastar os pés em montes de folhas secas, para depois os calcar e ouvir o restolhar. Haverá mais outono que isto.
segunda-feira, 27 de outubro de 2025
Transladações -10/11/2024
A diferença entre perder, abandonar e excluir reside na intencionalidade. A solidão que se segue é sempre igual. O sossego, nem sempre.
Transladações
Podia ocupar os meus dias a assistir a comissões de inquérito e a cuidar de gatinhos e a ler livros grossos e a ouvir músicas românticas e a ver séries policiais e a ouvir podcasts de true crime e a tirar fotografias de plantas? Podia, mas ia ser uma canseira.
05/11/2024
Transladações -02/11/2024
Desta vez, a viagem planeou-se num instante e a custo muito controlado. Tenho cá para mim que nos escapou alguma coisa e ainda vamos acabar a dormir ao relento em novembro.
Transladações
Um ser maior, uma entidade suprema tem sob a sua alçada os maiores mestres pintores. Ordenou a John Constable que me pintasse o céu. Arruinou-me a produtividade do dia. Não consigo tirar os olhos do firmamento. A beleza é a minha salvação.
30/10/2024
domingo, 26 de outubro de 2025
Transladações - 03-09-2025
"...porque somos todos mortais até o primeiro beijo e o segundo copo, e qualquer um sabe disso, por menos que saiba". Celebremos Eduardo Galeano.




